consagrados peregrinam

ao santuário

de Alua

Realizou-se este fim de semana (3 e 4 de Outubro) uma peregrinação dos consagrados a trabalhar na nossa diocese ao Santuário de Nossa Senhora Mãe de África, Alua. Participou cerca de meia centena de religiosos de quase todas as congregações presentes em Nacala. A caminhada teve início às 15 horas do dia 3, sábado, a 5 km do Santuário. Todos chegaram à meta final já ao cair da tarde, quase noite, exaustos, mas felizes.

 

Depois da Eucaristia e do jantar, o grupo pôde ouvir o testemunho expontâneo da irmã Matilda Watu, das Servas do Espírito Santo, (e a mulher indonésia há mais tempo em Moçambique), que celebrava 25 anos de consagração religiosa. O dia encerrou com uma vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento.

 

No Domingo todos voltaram a reunir-se à volta da mesa eucarística, desta vez com a presença do senhor Bispo. Dom Germano aproveitou para recordar que esta peregrinação coincidia precisamente com a abertura do Sínodo sobre a família, em Roma.  E, para ele, não se trata de mera coincidência o facto de Vida Consagrada e Família estarem conjuntamente em destaque ao longo deste ano. Na verdade “a Vida Religiosa e a Família têm em comum a tarefa de aprender com Jesus na escola de Maria a fazer a vontade do Pai”… “A razão porque o matrimónio é indissolúvel é a mesma que leva os consagrados a renunciar ao matrimónio: as bem-aventuranças… o Amor de Deus”.

 

Além da família e da vida consagrada, outra intenção muito presente na oração dos participantes foi a situação tremida em que o país se encontra. Todos imploraram para Moçambique uma benção especial neste dia nacional da paz e da reconciliação, que é ao mesmo tempo, para a Igreja, memória de S. Francisco de Assis, o santo da paz e da fraternidade universal

CALENDÁRIO

2016

HINO DO JUBILEU DIOCESANO

SIMPÓSIO JUBILAR

25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,

O PASSADO E O FUTURO

 

Formação de formadores, semana III, na Carapira

08

AGO

Encontro zonal da família, em Alua

09

AGO

Retiro diocesano, na Carapira

21

AGO

Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua

10

SET

NÚMERO DE VISITAS

Congresso diocesano das mamãs, em Netia

17

AGO

12

SET

Encontro zonal de catequistas, em Mueria