O escudo:
O escudo tem uma forma original, oval pontiaguda. É a forma típica dos escudos africanos. Está dividido em três campos verticais (verdes os dois campos laterais e azul o do centro). Os três campos representam as três zonas pastorais ou vigariarias que formam a diocese.
Os móveis do escudo:
O monograma (letras M e A sobrepostas) de Nossa Senhora da Boa Viagem padroeira da diocese e a âncora símbolo da cidade portuária de Nacala.
As insígnias:
As insígnias são as convencionalmente usadas em todos os brasões diocesanos. Sobre o escudo está a mitra, símbolo do poder espiritual e da dignidade episcopal. Por de trás do escudo, uma cruz processional que recorda a todos os fiéis desta Igreja local a sua situação de peregrinos a caminho da Jerusalém Celeste, e um báculo sinal do pastor, que é o bispo, apóstolo escolhido e enviado pelo Senhor Jesus.
As cores:
Uma das cores predominantes é o amarelo ou dourado (no monograma de Maria, na âncora, na faixa com o nome da diocese, na jóia e nalguns laivos do tecido de padrão africano de que é composta a mitra). Esta cor indica a riqueza do solo e subsolo desta terra (com tanto minério), a prodigalidade característica da cultura macua, e, mais importante ainda, a fecundidade de um povo verdadeiramente disponível a acolher a semente da palavra de Deus e a fazê-la frutificar (como disse o papa João Paulo II na bula da criação da diocese em 1991, in Mozambicano Agro). As outras duas cores dominantes são o azul e o verde. A cor azul, colocada no centro do escudo é a cor mariana e simboliza igualmente as águas que banham a cidade de Nacala e a extensa costa do território desta diocese. O verde é a cor do continente africano que se distingue pela exuberância da sua vegetação. Esta mesma cor, cor das machambas, é fundamental para nos recordar o carácter predominantemente camponês dos habitantes desta diocese e, uma vez mais, fazer alusão à bula in Mozambicano Agro. O preto ou castanho escuro da cruz processional e do báculo é a cor do ébano, ou do pau preto, que abunda nesta região e é mais um elemento africano deste brasão.
CALENDÁRIO
2016
HINO DO JUBILEU DIOCESANO
SIMPÓSIO JUBILAR
25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,
O PASSADO E O FUTURO
Formação de formadores, semana III, na Carapira
08
AGO
Encontro zonal da família, em Alua
09
AGO
Retiro diocesano, na Carapira
21
AGO
Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua
10
SET
NÚMERO DE VISITAS
Congresso diocesano das mamãs, em Netia
17
AGO
12
SET
Encontro zonal de catequistas, em Mueria