festa

da

misericórdia

no Monapo

Foi de facto uma festa que juntou muitos cristãos para marcar o ano da misericórdia na paróquia do Monapo. Este evento decorreu precisamente na igreja paroquial. Como já tinha acontecido nas paróquias vizinhas da zona da Carapira (Carapira, Netia e Itoculo), em Monapo esta celebração consistia em 3 momentos fortes e marcantes: a abetura solene da porta de entrada da igreja paroquial, a celebração do sacramento da reconciliação e, finalmente, a celebração eucarística.

 

Inicialmente as pessoas concentraram-se num espaço público, junto à escola que se situa em frente da igreja, debaixo de uma grande mangueira. Após algumas palavras de introdução por parte do pároco, P. Eduardo Rando, que explicou o sentido da celebração e do ano da misericórdia, as pessoas iniciaram a procissão até à porta de entrada da igreja onde foram aspergidas com água benta à medida que iam entrando. Para ajudar no momento das confissões estiveram presentes 7 padres, ente os quais quatro vindos de paróquias vizinhas.

 

No final da celebração o animador paroquial, o senhor Pedro Florêncio, revelava-se satisfeito. Sobretudo porque as pessoas tinham correspondido à proposta de meditar e interiorizar de forma prolongada e com muita devoção a Palvra de Deus. As leituras meditadas foram precisamente as do grande domingo da misericórdia, que a Igreja celebra no segundo domingo da páscoa.

 

Este animador exaltou o esforço feito pelos cristãos de Monapo para preparar esta festa. Os preparativos iniciaram precisamente uma semana antes, no sábado santo, e conluiram hoje. Para que tudo corresse bem não apenas se mobilizou a comunidade cristã como também se envolveu as autoridades locais, desde as autoridades municipais, passando pela direcção da educação que gentilmente cedeu o espaço junto à escola, e também a polícia de trânsito que diligentemente velou para que a procissão na via pública se realizasse com toda a segurança.

 

ALELUIA

CALENDÁRIO

2016

HINO DO JUBILEU DIOCESANO

SIMPÓSIO JUBILAR

25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,

O PASSADO E O FUTURO

 

Formação de formadores, semana III, na Carapira

08

AGO

Encontro zonal da família, em Alua

09

AGO

Retiro diocesano, na Carapira

21

AGO

Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua

10

SET

NÚMERO DE VISITAS

Congresso diocesano das mamãs, em Netia

17

AGO

12

SET

Encontro zonal de catequistas, em Mueria