festa
da
misericórdia
no Monapo
Foi de facto uma festa que juntou muitos cristãos para marcar o ano da misericórdia na paróquia do Monapo. Este evento decorreu precisamente na igreja paroquial. Como já tinha acontecido nas paróquias vizinhas da zona da Carapira (Carapira, Netia e Itoculo), em Monapo esta celebração consistia em 3 momentos fortes e marcantes: a abetura solene da porta de entrada da igreja paroquial, a celebração do sacramento da reconciliação e, finalmente, a celebração eucarística.
Inicialmente as pessoas concentraram-se num espaço público, junto à escola que se situa em frente da igreja, debaixo de uma grande mangueira. Após algumas palavras de introdução por parte do pároco, P. Eduardo Rando, que explicou o sentido da celebração e do ano da misericórdia, as pessoas iniciaram a procissão até à porta de entrada da igreja onde foram aspergidas com água benta à medida que iam entrando. Para ajudar no momento das confissões estiveram presentes 7 padres, ente os quais quatro vindos de paróquias vizinhas.
No final da celebração o animador paroquial, o senhor Pedro Florêncio, revelava-se satisfeito. Sobretudo porque as pessoas tinham correspondido à proposta de meditar e interiorizar de forma prolongada e com muita devoção a Palvra de Deus. As leituras meditadas foram precisamente as do grande domingo da misericórdia, que a Igreja celebra no segundo domingo da páscoa.
Este animador exaltou o esforço feito pelos cristãos de Monapo para preparar esta festa. Os preparativos iniciaram precisamente uma semana antes, no sábado santo, e conluiram hoje. Para que tudo corresse bem não apenas se mobilizou a comunidade cristã como também se envolveu as autoridades locais, desde as autoridades municipais, passando pela direcção da educação que gentilmente cedeu o espaço junto à escola, e também a polícia de trânsito que diligentemente velou para que a procissão na via pública se realizasse com toda a segurança.
ALELUIA






