renúncia

quaresmal

para os

refugiados

É grande a preocupação com a situação de conflito armado em que se encontra o nosso País, e que já provocou a deslocação de muitas pessoas em busca de refúgio no Malawi, Zimbabwe ou mesmo noutras províncias moçambicanas (como por exemplo de Sofala para Chimoio e Tete). Esta situação levou a diocese a destinar a renúncia quaresmal em favor destes nossos irmãos.

 

Em particular, na Diocese de Chimoio, existem aproximadamente um total de 416 deslocados vindos do Distrito de Maríngue (Sofala). Neste momento estão na zona de Inhazónia, na Paróquia de S. Paulo de Báruè (Catandica). Os mesmos receberam assistência do Governo em forma de tendas para abrigo e alimentação. Localmente alguns cristãos têm ajudado na medida do possível, mas o pároco ainda não consegue satisfazer todos os pedidos dos deslocados. O que lhes falta neste momento, são sementes diversas para produzir e preparar o futuro, enxadas, catanas e roupa para crianças. O P. Raul, Secretario da Pastoral da nossa Diocese, juntamente com o pároco, P. John Kingston, conseguiu visitar, no dia 25 de Abril, as 51 famílias presentes neste campo, formadas na sua maioria por jovens e crianças.

 

A Caritas Diocesana recolheu as ofertas provenientes das paróquias de Alua, Cavá, Ilha, Itoculo, Mirrote, Namahaca, Namapa, S. João Batista que somaram 15.414 Mts  (faltando as Paróquias de Carapira, Monapo, Liupo, Nacaroa, Netia, que recolheram algum valor, mas ainda não entregaram). Acrescentando fundos próprios num total de mais 14.586 Mts, conseguiu-se transferir o valor de 30.000 meticais para Paróquia de S. Paulo de Bàrué.

 

Que Nossa Senhora, Rainha da paz, interceda para que se abra uma brecha nos corações das partes envolvidas no conflito, para que saibam percorrer os caminhos do diálogo e da reconciliação e não se esqueçam de promover o bem para o seu povo!!!

P. John Kingston, pároco de Bárué, com refugiados

CALENDÁRIO

2016

HINO DO JUBILEU DIOCESANO

SIMPÓSIO JUBILAR

25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,

O PASSADO E O FUTURO

 

Formação de formadores, semana III, na Carapira

08

AGO

Encontro zonal da família, em Alua

09

AGO

Retiro diocesano, na Carapira

21

AGO

Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua

10

SET

NÚMERO DE VISITAS

Congresso diocesano das mamãs, em Netia

17

AGO

12

SET

Encontro zonal de catequistas, em Mueria