ordenação
de Dom
Atanásio
Canira
Desta grande festa para a Igreja de Lichinga e também para a nossa de Nacala, de onde é originário Dom Atanásio Canira, destacamos aqui a homilia de Dom Lúcio Andrice Muandula, presidente da CEM. Dom Lúcio, recordou que é um amigo muito próximo de Dom Atanásio. E esta história de amizade começou há muito tempo. Nos tempos em que Dom Lúcio se encontrava a cumprir seviço militar em Nacala, as Irmãs Contemplativas Servas de Maria, do seu Mosteiro lhe enviavam o jovem Atanásio com medicamentos e comida. Também em Roma, durante a sua formação, se voltaram a reencontrar e passaram algum tempo juntos.
Dom Lúcio estabeleceu uma comparação muito interessante entre o novo Bispo e São José, padroeiro da diocese de Lichinga, cuja festa se aproveitou para celebrar neste dia. Para ele, São José e Dom Atanásio são homens com vidas sem protagonismos, vidas caracterizadas pela humildade e pela discreção, mas também homens de uma grande dedicação, chamados a estar com Jesus e Maria, cuidando deles, com prontidão. Mesmo se por vezes acometidos pela dúvida deixam-se guiar pelo Espírito do Senhor.
Para finalizar, Dom Lúcio contou que uma antiga catequista da sua diocese lhe tinha ensinado que o báculo é para guiar o rebanho, mas não deve bater nas costas do gado, mas sim nas nádegas para o seguirem para onde o Senhor quiser.
CALENDÁRIO
2016
HINO DO JUBILEU DIOCESANO
SIMPÓSIO JUBILAR
25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,
O PASSADO E O FUTURO
Formação de formadores, semana III, na Carapira
08
AGO
Encontro zonal da família, em Alua
09
AGO
Retiro diocesano, na Carapira
21
AGO
Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua
10
SET
NÚMERO DE VISITAS
Congresso diocesano das mamãs, em Netia
17
AGO
12
SET
Encontro zonal de catequistas, em Mueria