HISTÓRIA E DADOS
HISTÓRIA
1947 – Criação de uma estação missionária no actual território da Carapira. No final de Outubro, com a autorização do chefe tradicional, um certo Runi, foi escolhida a zona do torrente “Nomala”, rica em água e distante somente um quilómetro da estrada provincial. Aqui se constrói a primeira casa-palhota como residência dos missionários: P. Quinto Nannetti e irmão Riccardo Baggioli que aqui ficam a partir de 13 de Dezembro.
1948 – Fundação da Paróquia do “Coração Imaculado de Maria”. O nome de Carapira foi dado em sinal de agradecimento à autoridade local que tinha aceite acolher a presença dos missionários. No final de 1948, com a presença do Bispo Dom Teófilo de Andrade, é inaugurada em Carapira a escola primária para 300 rapazes. Aqui se inicia a construção da carpintaria, da serração e da oficina de mecânica, que serviriam de apoio a todas as missões.
1955 – Começa a ser construída a igreja actual de Carapira sob a direção do Irmão Morganti.
1964 – Inauguração da actual igreja, a 3 de Maio.
1965 – A 11 de Fevreiro chega o primeiro grupo de Irmãs Missionárias Combonianas: Ir. Giancarla Longhi, Ir. Cristofora Seppi, Ir. Giannadele Angeloni. Vêm para apoiar no trabalho dos catecúmenos, da escola, da saúde, e na atenção às mulheres de Carapira.
1969 – Reconhecimento oficial da escola de Artes e Ofícios, cujo principal dinamizador foi o irmão Giovanni Grazian. Muitos irmãos artistas de todos os ofícios dedicaram-se a este projecto, ministrando cursos de carpintaria, marcenaria e construção civil.
1998 – Carapira torna-se Centro Catequético Diocesano “São Daniel Comboni”.
FIGURAS DA IGREJA
Párocos: P. Quinto Nannetti, P. Santo Pio Canova, P. Domenico Ena, P. Giogio Ferrero, P. Silvano Barbieri, P. Giovanni Zani, P. Ambrosio Reggiori, P. Gino Pastore, P. Graudo Cleonir, P. Pedro Ordoñez, P. Henrique Ibarra, P. Firmino Cusini.
Outros missionários: P. Alfonso Gigalini, P. Tarcisio Zoia, P. Alfredo Bellini, P. Luis Albuquerque, P. Pietro Zecchin, irmão Giovanni Grazian, P. Atanásio Kanira.
OBRAS DA PARÓQUIA
Centro Paroquial de Mutoro.
VOCAÇÕES
P. Pilali Mwatress, P. Adérito Pedro e P. Avelino Muaneque (sacerdotes do clero diocesano).
DADOS ESTATÍSTICOS
Actualmente a Missão de Carapira é formada por 90 comunidades cristãs organizadas em três regiões, as quais estão divididas em 20 zonas. Os cristãos são cerca de 10.000.
CARAPIRA
CALENDÁRIO
2016
HINO DO JUBILEU DIOCESANO
SIMPÓSIO JUBILAR
25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,
O PASSADO E O FUTURO
Formação de formadores, semana III, na Carapira
08
AGO
Encontro zonal da família, em Alua
09
AGO
Retiro diocesano, na Carapira
21
AGO
Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua
10
SET
NÚMERO DE VISITAS
Congresso diocesano das mamãs, em Netia
17
AGO
12
SET
Encontro zonal de catequistas, em Mueria