HISTÓRIA E DADOS
HISTORIA
1959 – O Bispo de Nampula, Dom Manuel de Medeiros Guerreiro, a 27 de Dezembro, cria a missão de Lunga que pertencia à Missão de Mussoril.
1960 – Fundação da Missão pelo Pe. João Zani, tendo como padroeiro Santo António de Lisboa. Chegada das Irmãs Combonianas.
1974 – Chegada das Irmãs Contemplativas Servas de Maria.
1977 – Saída das Irmãs Servas de Maria para o mosteiro onde residem até hoje, Mosteiro Mater Dei, Nampula. A missão é abandonada devido à situação política.
2005 – Dom Germano pede aos Missionários do Verbo Divino que assumam a Paróquia de Lunga.
2007 – A Congregação do Verbo Divino, na pessoa do P. Paulo Nadolny, começa a assistir a Paróquia de Lunga.
FIGURAS DA IGREJA
Párocos: P. João Zani (1960); P. Silvano Barbieri; P. Sílvio Caseli; P. João Cerpelloni (faleceu e sepultado nesta Missao no dia 01 de Dezembro de 1973); P. Firmino Cusini; P. Pedro Ordoñes; P. Paulo Nadolny (2007); P. Lourenço Huller (2011); P. Eduardo Rando (2015).
Outros Missionários: Irmão Thomas; Irmãs Combonianas e Irmãs Contemplativas Servas de Maria; Irmãs Servas do Espírito Santo (que iniciaram no ano da entrega da paróquia aos Missionários do Verbo Divino).
Leigos Comprometidos: Senhor Alberto Viegas, primeiro catequista/professor que se responsabilizava pelas actividades de catequese nos internatos e nas comunidades.
OBRAS DA PARÓQUIA
A Missão Católica de Lunga tinha várias “escolas-capelas” espalhadas em todas as regedorias da zona. Os alunos estudavam nas regiões até à 2ª classe, passando depois a viver na sede da Missão Namakula no internato (masculino e feminino) para fazer a 3ª classe rudimentar e elementar. No ano de 1963 as missões foram autorizadas pelo Governo a ministrar a 4ª classe mas os exames desta eram feitos na Escola Oficial de Mogincual. O internato também funcionava para os catecúmenos que ali viviam até realizarem os sacramentos. Havia um hospital da missão que era gerido pelas Irmãs Combonianas.
VOCAÇÕES
Bispo Atanásio Canira (actual Bispo da Diocese de Lichinga), Irmão Agostinho, Irmã Maria Maria (?), e Ir. Deolinda.
ACTIVIDADES MARCANTES
Por causa de guerra, a sede da Missão de Stº António de Lisboa – Lunga foi abandonada. Neste tempo, a população veio de vários lugares e arrancou as portas, janelas, barrotes e tijolos queimados da casa dos missionários/as, da igreja e dos internatos. Administrativamente, os arquivos foram transferidos para a Missão de Carapira juntamente com os da Missão de Mussoril. E nesta época, as comunidades cristãs desta missão eram assistidas periodicamente pelos padres da Paróquia de Carapira. Ainda agora a assistência a esta paróquia é feita pelos missionários e missionárias que vêm de Monapo.
LUNGA
CALENDÁRIO
2016
HINO DO JUBILEU DIOCESANO
SIMPÓSIO JUBILAR
25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,
O PASSADO E O FUTURO
Formação de formadores, semana III, na Carapira
08
AGO
Encontro zonal da família, em Alua
09
AGO
Retiro diocesano, na Carapira
21
AGO
Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua
10
SET
NÚMERO DE VISITAS
Congresso diocesano das mamãs, em Netia
17
AGO
12
SET
Encontro zonal de catequistas, em Mueria