top of page

O LAR MASCULINO

 

 

Na Paróquia de Cavá-Memba, existe um Lar masculino que oferece a possibilidade de estudo a “casos especiais” (órfãos, desfavorecidos, vocacionados, etc.). O lar dispõe de laboratórios de informática e oficinas (carpintaria e serralharia) que permitem aos jovens alunos adquirir um mínimo de competências profissionais muito importantes para um futuro emprego.

 

O objectivo é preparar os jovens para acederem ao mundo do trabalho com uma formação humana e competências profissionais.

 

O lar situa-se na Vila de Memba e tem capacidade para acolher 28 alunos da da 8ª classe até à 12ª classe na escola secundária do Estado. O limite máximo de idade para começar a caminhada do lar são 18 anos. Os alunos dispõem da possibilidade de aprofundar os estudos através de grupos de estudo, uma biblioteca, temas de formação humana e social. O lar é acompanhado por um padre, um jovem responsável e dois mestres das oficinas e acolhe todas as confissões religiosas. uaiquiaquia

 

Anualmente organizam-se trocas de experiencias com outros lares e um fim-de-semana de passeio no fim do ano. 

AS OFICINAS

 

 

Procurando a optimização do tempo de permanência no lar masculino da paróquia, pensou-se num projecto de oficinas a fim de ocupar e ensinar um “trabalho” aos rapazes.

 

A tarefa das oficinas dentro do lar é dupla. Em primeiro lugar têm a função de ensinar minimamente a trabalhar fabricando portas, janelas, cadeiras, moveis, cancelas, grades, vedações…; tudo coisas que no futuro permitam alguma oportunidade a mais no mundo do trabalho. Além disso, as oficinas se estão a tornar cada vez mais na fórmula de auto-sustento do lar. O trabalho não falta e isso ajuda também a economia do lar.

 

Os alunos estão divididos em turnos semanais formados por 6 elementos. As oficinas são coordenadas por dois mestres que ajudam os rapazes a desenvolver quotidianamente, seja de manhã, seja à tarde, os trabalhos de carpintaria e serralharia.

 

Quem idealizou e realizou o “projecto oficinas” foi o precedente pároco de Cavá, o Padre missionário Fidei Donum, Pe Ottavio Cossu, originário da ilha da Sardenha (Itália). Actualmente estamos a levar para a frente este projecto renovando o material e as estruturas. 

O CENTRO VOCACIONAL

 

 

Aproveitando uma riqueza imensa de jovens que vivem “temporaneamente” em Memba por motivos de estudo, a paróquia organiza um pequeno centro vocacional.

 

O objectivo principal é o de formar cristãos capazes de responder ao chamamento de Deus seja qual for esse chamamento. O secundo objectivo é de ajudar o jovem a avaliar possíveis escolhas de vida consagrada.

 

O centro vocacional envolve rapazes e raparigas da 8ª classe até à 12ª classe reunindo-os uma vez por mês.

 

Este centro vocacional funciona há 4 anos e conta em média com 30 jovens. A caminhada prevê 3 anos de formação, depois dos quais o jovem pode entrar em contacto com o Seminário ou com uma das congregações presentes na Diocese de Nacala. 

O MICRO-CRÉDITO

 

 

A maioria das famílias camponesas do norte de Moçambique vive em condições precárias e, às vezes, no limite da sobrevivência durante os meses da fome. Diferentes são os factores que concorrem para esta situação, os mais relevantes parecem ser as condições climatéricas e a falta de formação e de um capital inicial para tentar um projecto.

 

Os principais objectivos do projecto de microcrédito são: melhoramento da produção através da aquisição de competências técnicas; criação de animais de rendimento, através de empréstimo de cabritos; cultivo de hortas ao lado das culturas tradicionais; a realização de poços para rega; constituição de um banco das sementes, melhoramento das casas e construção de latrinas.

 

Outros objectivos específicos anuais consistem na criação dum fundo de poupança individual por cada beneficiário, posse dos documentos pessoais por cada elemento da família, aquisição do DUAT, melhorias nos standards higiénicos e da instrução, etc.

 

O projecto dirige-se a grupos de famílias que obtêm o empréstimo aceitando inserir-se num longo (5 anos!) e rico percurso formativo. Formação que para ser eficaz tem frequência mensal e é o mais possível integral: agrária, zootécnica, cívica, sanitária, etc. A formação é frequentemente integrada e acompanhada in loco (visita das machambas, vacinação dos animais, demostração de preparação de pesticidas biológicos. Tenta-se, em substância, favorecer o crescimento económico e o nível de competência e produtividade das famílias camponesas no território rural da Diocese de Nacala, criar redes de solidariedade entre os diferentes indivíduos, favorecendo a participação feminina, para favorece um desenvolvimento económico participado e sustentável e a difusão da democratização.

 

O empréstimo tem um valor anual crescente e diferenciado entre empréstimos agrários (varia entre 2.000 Meticais e 10.000 Meticais) e empréstimos para pequenas actividades comerciais (comercio de peixe seco, pequenos fornos de padarias, etc.) onde vem calculado depois de ter elaborado com os beneficiários um possível business plan. O reembolso do empréstimo está previsto em 12 meses..

 

Desde 2011 a Diocese de Nacala, no âmbito da cooperação missionária com a Diocese de Lodi (Itália) em pareceria com a Associação Lavoratori Credenti ONLUS começou um projecto que actualmente apoia 240 beneficiários de crédito agrícola deslocados em diferentes grupos de diferentes áreas geográficas. A referida Instituição de micro finanças, como previsto pela lei, é registada no Banco de Moçambique.

 

Encerrando o primeiro triénio de projecto diocesano, com resultados satisfatórios (100% de reembolsos!) assim como o alcance dos objectivos anuais, o projecto, com a autorização do Bispo dom Germano, abriu-se também à paróquia de Cavá a partir do mês de Outubro 2014.

 

HISTÓRIA E DADOS

 

HISTÓRIA

1972 – Fundação da missão de Cavá pelo padre Romualdo Anselmi, no dia 2 de Fevereiro de 1972.

1977 – Na paróquia de Cavá, além de breves períodos semanais, os padres nunca ali residiram. No entanto davam assistência sacramental a partir de Namahaca (a 60 Km!). As únicas a terem uma residência fixa foram as Irmãs Combonianas que, além de acompanharem o único hospital da zona, apoiavam os padres na pastoral.

1986 – Nos anos mais ferozes da guerra, durante um assalto à missão, a irmã Piedade da Silva e irmã Alma Lomboni foram raptadas e conduzidas a pé por vários meses até ao Malawi. A missão foi sucessivamente queimada e ocupada pelos guerrilheiros. As irmãs perceberam que seria demasiado perigoso continuar ali e não puderam regressar.

1994 – Chegada de um padre Fidei Donum, P. Octávio Cossu, da diocese de Tempio Pausania (Sassari – Itália), que se estabelece na missão começando um longo e difícil trabalho de reconstrução das estruturas e das consciências das pessoas.

2010 – O P. Octávio deixa a missão para voltar à sua terra natal. O seu grande mérito foi de recuperar as antigas estruturas e de construir outras novas e foi o primeiro padre residente. Neste mesmo ano a diocese de Verona (Itália) assume a missão de enviar um padre Fidei Donum, P. Silvano Daldosso.

 

FIGURAS DA IGREJA

Os Párocos: P. Romualdo Anselmi (1972); P. Ottavio Cossu (1996); P. Silvano Daldosso (2010).

 

OBRAS DA PARÓQUIA

Lar masculino na sede da Vila de Memba com 28 alunos da escola secundária e duas oficinas de carpintaria e serralharia onde os alunos aprendem ofícios no tempo livre das aulas e onde trabalham leigos missionários da Diocese de Verona.

 

VOCAÇÕES

 

DADOS

Geografia: Geograficamente a missão parece uma grande elipse que toca o Oceano Índico na parte sudeste, onde se situa a sede do distrito na vila de Memba. Na missão de Cavá podemos distinguir dois tipos de ritmo pastoral: Toda a parte alta da missão situa-se numa zona profundamente rural e pouco desenvolvida. Na vila de Memba, por outro lado, existem todos os serviços (energia, rede telefónica, transporte…) e o ensino básico e secundário até à 12ª classe. A paróquia tem uma pastoral tradicional com os ministérios clássicos (anciãos, catequistas, animador dos casais, animadora das mamãs, animador dos jovens, etc.).

Números: Actualmente a paróquia é composta por 2 regiões, 6 zonas, 42 comunidades e 7 grupos de oração sobre um território cuja distância maior entre os extremos é de 100km. As duas regiões (região de Cavá e região de Memba) comportam-se quase como 2 paróquias, no sentido em que toda a formação é repetida nos dois centros regionais de formação.

 

TESTEMUNHO

No momento do rapto das irmãs combonianas, em Cavá, a equipa era formada por 4 irmãs: Irmã Alma Lomboni (Italiana), irmã Linda Mantovani (Italiana), irmã Piedade da Silva (portuguesa), irmã Tarcisia Tironi (Italiana). No dia 14 de Abril de 1986 as irmãs Alma Lomboni, irmã Piedade da Silva e a irmã Tarcisia Tironi encontravam-se em casa enquanto a irmã Linda tinha ido a Nacala. A missão foi assaltada pelos guerrilheiros e raptaram as irmãs Alma e Piedade deixando a mais idosa (irmã Tarcisa) e por vários meses vaguearam pelo mato até ao Malawi antes de serem libertadas. Quatro dias depois deste acontecimento a missão foi fechada e as irmãs retiraram-se de Cavá. A casa foi saqueada e queimada. A sede da missão de Cavá foi abandonada e ficou inacessível até à chegada do P. Ottavio que, em 1994, começou recuperar as estruturas. 

CAVÁ

CALENDÁRIO

2016

HINO DO JUBILEU DIOCESANO

SIMPÓSIO JUBILAR

25 ANOS DA DIOCESE DE NACALA,

O PASSADO E O FUTURO

 

Formação de formadores, semana III, na Carapira

08

AGO

Encontro zonal da família, em Alua

09

AGO

Retiro diocesano, na Carapira

21

AGO

Peregrinação diocesana ao Santuário de Alua

10

SET

NÚMERO DE VISITAS

Congresso diocesano das mamãs, em Netia

17

AGO

12

SET

Encontro zonal de catequistas, em Mueria

bottom of page